sexta-feira, agosto 18, 2006

Deu no Jornal...

Sistema solar pode ganhar novos planetas

Um projeto de resolução para definir o que é um planeta, apresentado nesta quarta-feira, na assembléia geral da União Astronômica Internacional (UAI), que acontece em Praga, poderia aumentar de nove para 12 o número de planetas do Sistema Solar.

A nova proposta apresentada será discutida durante toda a semana, antes de ser levada ao tribunal da UAI, onde será julgada no próximo dia 24. Uma das possibilidades existentes é que os astros Ceres, Caronte e 2003 UBS 313, conhecido como Xena, passem a ser considerados planetas, o que modificaria o Sistema Solar.

Segundo a nova idéia, para que um corpo celeste possa ser chamado de planeta deve atender a duas condições: Ter massa suficiente para sua gravidade ser autóctone, com um equilíbrio hidrostático, e ter uma órbita em volta de uma estrela.

Os três novos planetas seriam o asteróide Ceres, que fica a 414 milhões de quilômetros do sol e que foi descoberto em 1801, Caronte, que fica a cerca de 6 bilhões de quilômetros do sol, e o corpo celeste chamado 2003 UBS 313, que está atualmente a 14,55 bilhões de quilômetros da Terra.

Caso a resolução seja aprovada, o novo Sistema Solar contaria com os seguintes planetas, em ordem de proximidade com o sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Ceres, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão, Caronte e 2003 UBS 313(Xena).

Matéria retirada do Jornal O Globo 18/08/2006

5 comentários:

Unknown disse...

Putz!
Vai ser informado assim lá em Xena, hein?
=)

Andira Medeiros disse...

é a falta do que fazer...

Cristiano Contreiras disse...

É e a cada dia se descobrem mais astros!

abraços

trela disse...

cada dia aparece um planeta novo. ainda bem que na minha prova de geografia só existiam 9.
e sempre 9 vao ser pra mim. senão vou ter que mudar a frase do bigu: Minha Vó Tem Muitas Jóias, Só Usa No Pescoço.

trela disse...

ih querido, aí é que tá o problema. depois que o sistema aumentou, estragou minha decoreba, e eu nem ousei aprender esses nomes novos.

eu passo.