terça-feira, abril 04, 2006

Quem é Rubens ???

Inspirado na incansavel busca pela identidade
de Carlos Adão promovida pelo camarada Ronzi
no finado Esqiuizofrenia ...
Começo aqui então o que pode ser uma jornada
tão longa quanto ... Quem é Rubens Afinal ???
O texto é um pouquinho loooongo mas só lendo
se tem a profundidade da questão em questã ...

" Confesso que fiquei estarrecido na madrugada de sábado, quando escutei Rubens Barrichello tentando explicar ao repórter da TV Globo, os motivos do seu mau resultado na classificação em Sepang. Só não dei um salto da poltrona exclamando em voz alta “vá plantar batatas!” porque: 1) era de madrugada, estava assistindo ao treino na cama; 2) poderia acordar alguém; 3) na prática, não tenho nada a ver com isso, portanto carece de sentido esse papo de cobrança para cima de quem quer que seja, não sou em quem paga seus salários.

Mas fiquei estarrecido, sim, e tal estarrecimento se deve a tudo aquilo que sempre pensei de Rubens como piloto — e acredito que a maioria das pessoas na F-1 também. Em poucas palavras, Barrichello sempre foi definido como um sujeito “rápido (bem, todos são), regular (no sentido de não ter altos e baixos), que erra pouco em corrida e é um ótimo acertador de carros”. Esta última descrição, aliás, sempre foi muleta dos nacionalistas mais exacerbados para justificar o abismo entre seus resultados e os de Schumacher nos anos de Ferrari. Era ele quem “acertava o carro” para o alemão.

Sendo, portanto, essa sua maior característica, um gênio do acerto, é preciso ampliar um pouco a expressão. Cara que sabe acertar carro é aquele que compreende aquilo que está dirigindo, e a partir dessa compreensão sabe o que pedir aos seus engenheiros de modo que o veículo melhore seu rendimento e a performance seja claramente traduzida em tempos de volta.

Bem, Rubens falou que está estranhando o carro da Honda, porque na Ferrari, palavras dele, dava uma patada no acelerador, outra no freio, e o carro fazia tudo sozinho. Na Honda é preciso dosar o pé direito, se acostumar com o controle de tração, e mil etecéteras mais. É preciso saber dirigir, enfim. Uma interpretação maldosa do que Barrichello disse, pois, resulta em: ele não sabe dirigir.

Claro que não é o caso. Ninguém fica mais de uma dezena de anos na F-1 se não souber guiar. Só que Rubens foi contratado pela Honda como piloto de ponta. Para dar um “upgrade” na equipe, ajudar a fazer dela uma vencedora. Na chegada, foi recebido com adoração pelos japoneses. Na pré-temporada, só elogios em via dupla. O carro é bom, vai ganhar corridas, ele entende de tudo, pede modificações com precisão, vai nos elevar ao patamar das grandes.

Rubens não deveria usar a falta de tempo de adaptação como desculpa pelos seus maus desempenhos em Sakhir e Sepang. Outros pilotos mudaram de equipe, também, e estão andando forte. Outros são estreantes. São os casos específicos de Massa, Rosberguinho, Heidfeld. Ele teve tempo de sobra para, vá lá, aprender a dirigir o Honda. Foram 1.421 voltas em 17 dias de testes em quatro pistas diferentes, totalizando exatos 6.599,86 km, o equivalente a quase 22 GPs.

E agora diz que não consegue pilotar o carro, fala até que precisa se familiarizar com os botões no volante. Que espécie de piloto é você, Rubens? "

2 comentários:

By Ana D disse...

rsrsrs....e allém de tudo o cara num tem o menor carisma rsrs...ele é meio "nada" ne ? ...gostei daquei e volto com certeza...adorei os dois "colunistas" ;) abraço a dupla..

trela disse...

e esse cara tá vivo ainda?